31 de jul. de 2009

Lançamento da Revista Agenda 21 e Juventude.


Foto dos autores dos artigos com a equipe de edição da revista Agenda 21 e Juventude.


Durante o IV Encontro Nacional da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade foi lançada a terceira edição da revista Agenda 21 e Juventude - Experiências de Todo o Brasil, no qual jovens de todas as regiões do país escreveram diversos artigos relacionados a Agenda 21 sendo vários relacionados a iniciativas práticas de agendas 21 em escolas e comunidades onde vivem. O Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Rio de Janeiro teve dois representantes com artigos contemplados (Alex Bernal na pág 10 e Angelo Prestes na pág 57). A revista pode ser acessada e baixada pelo sites abaixo.






Vídeo - Sentimentos e Temperos.

Vídeo produzido pela Rejuma durante o IV encontro Nacional da Juventude pelo Meio Ambiente.

Vídeo - Apresentação IV Encontro da Rejuma.

Vídeo de Apresentação do IV encontro nacional da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade.

22 de jul. de 2009

Vídeo - Raquel Trazber.

Vídeo feito no IV Encontro da Juventude pelo Meio Ambiente no qual Raquel Trazber do Ministério da Educação (MEC) fala sobre movimentos de educação ambiental e de como sugiram e atuam os Coletivos Jovens de Meio Ambiente.

20 de jul. de 2009

IV Encontro da Juventude pelo meio Ambiente.

Vista de Santa Tereza para uma das realidades cariocas.
Coletivo Jovem Caipira/SP atuando ativamente nos bastidores.

Mural de Mensagens
Oficina de Mobilização Social
Oficina de Politicas públicas da juventude
O IV Encontro Nacional da Juventude pelo meio ambiente foi realizado do dia 17 a 22 de Julho no Rio de Janeiro onde membros de todo o Brasil da Rejuma (Rede da Juventude pelo Meio Ambiente) estão unidos discutindo, pensando e se articulando para a elaboração do programa nacional da juventude pelo meio ambiente. Essa iniciativa faz parte de um plano nacional de mobilização que esta acontecendo num processo contínuo que irá gerar políticas públicas da juventude para o meio ambiente. Maiores informações sobre o processo no site da Rejuma

Objetivo Geral do Encontro:
Proporcionar um espaço de formação, participação e diálogo para jovens lideranças de todo o Brasil, com o foco no enfrentamento da crise socioambiental global a partir da compreensão e ação local e nacional.

Objetivos Específicos
· Formar 81 jovens lideranças para Mobilização Social, Políticas
Públicas de Juventude e Tecnologias Sociais.
· Oportunizar a construção participativa do Programa Nacional de
Juventude e Meio Ambiente.

Produtos Esperados
· Fortalecimento conceitual e metodológico dos Movimentos de
Juventude e Meio Ambiente.
· Instrumentalização dos 81 participantes para mobilização,
participação, ação e reedição de conhecimentos e práticas em
âmbito local.
· Contribuições para o plano de trabalho do Grupo
Interministerial de Juventude e Meio Ambiente.
· Diretrizes para o Programa Nacional de Juventude e Meio
Ambiente.






13 de jul. de 2009

Vídeo - Movimento Biosócioregional Rio.

O Movimento Biosócioregional nasceu no início do ano de 2008, pensando em articular as energias das pessoas da cidade do Rio de Janeiro e de todo o Estado interessadas em trocar experiências concretas na área da Agroecologia/Meio Ambiente/Espiritualidade, buscando a inter relação entre esses elementos, construindo uma maior união entre os grupos e pessoas que trabalham ou querem trabalhar com essas questões. Com fortes influências dos Encontros das Comunidades Alternativas, dos Encontros da Família Arco Íris e dos Mutirões Agroflorestais, a Rede Biosócioregional criou seu próprio nome para também poder criar suas próprias formas de agir, pensar e pulsar. Quem quiser se juntar ao movimento ponde entrar em contato pelo email abaixo.

bioregionalrio@yahoogrupos.com.br

Vídeo - Agroecologia.

Reportagem sobre Agroecologia no interior da Bahia.

12 de jul. de 2009

Vídeo - Tratado de Educação Ambiental.

Conheça o Tratado de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis e Responsabilidade global que foi lançado durante a Conferencia das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Sustentabilidade realizada no Rio de Janeiro em 1992.

Projeto Elo 21 - Formando Elos de Cidadania.

Pólo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.


Pólo da cidade de Santo Antônio de Pádua - Norte Fluminense
Alunos e Professores da Rede Estadual.
O Coletivo Jovem RJ atuou ministrando mais uma vez nesse mês de Julho várias aulas presenciais do curso de educação Ambiental a distância e Agenda 21 na escola através do Projeto Elo 21 -Formando elos de cidadania uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro para disseminar a criação de agendas 21 escolares nas escolas do Ensino Médio por todo Estado do Rio de Janeiro. Nesse curso criado pelo CEDERJ em parceria com a Secretaria de Ambiente (SEA) e secretaria de Educação Ciência e tecnologia professores e alunos da rede estadual de diversas cidades do Estado participam a distância via internet tendo 3 encontros presenciais onde um tutor presencial do Coletivo Jovem atua orientando as discussões para a construção da agenda 21 escolar. O Projeto Elo 21 formando Elos de Cidadania é financiado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental - FECAM.
O Programa Formando Elos e Cidadania tem como objetivos:
1 - Levar a temática ambiental e de desenvolvimento para dentro da escola, em sua relação com a comunidade, contextualizando historicamente e localmente os temas abordados.
2 - Qualificar professores e alunos (com reflexo da comunidade escolar) para a participação da via pública e exercício do controle social.
3 - Mobilizar a comunidade escolar para a formação de parcerias com a comunidade do entorno da escola, a vizinhança, para a construção coletiva de projetos e ações de intervenção social local, de modo a apoiar a gestão ambiental, o desenvolvimento local a conservação do ambiente e a promoção de sociedades participativas justas e sustentáveis.
4 - Formar os Elos 21 nas escolas. Espaços livres de Organização de ações Sócioambientais, espécie de centros/núcleos/locais de aglutinação e irradiação de iniciativas, projetos e pessoas.


4 de jul. de 2009

Vídeo - Agroecologia parte I

Vídeo produzido pelo Grupo de Agricultura Ecológica da Universidade Federal Rural Fluminenese -GAE /UFRRJ, onde o grupo se apresenta e fala um pouco da experiência do GAE que existe há 25 anos e que há dez anos vem implementando sistemas Agroflorestais no Campus da Universidade atraindo diversos grupos agroecológicos do Estado e do país ministrando cursos e eventos ligados a Agroecologia. Maiores informações sobre o GAE e a Agroecologia nos sites abaixo.

http://gaeufrrj.multiply.com/

http://www.agroecologia.org.br/

http://www.agrofloresta.net/

http://agroecologiarj.blogspot.com/

3 de jul. de 2009

Vídeo - Slow Food.

Reportagem do programa Alternativa Saúde do canal Gnt que dá uma amostra do que é o Movimento Slow Food e qual é a sua ideologia. Maiores informações sobre esse movimento entre no site abaixo:

http://www.slowfoodbrasil.com/

Vídeo - O que é lixo para você?

Você pensa que joga o LIXO FORA, mas na realidade você joga o lixo dentro, DENTRO DO PLANETA. Está mais do que na hora de repensar o assunto, não acham?

Vídeo de cultura urbana e consumo consciênte realizado em três capitais do Brasil por Carmencita Job.

2 de jul. de 2009

VI Fórum brasileiro de educação ambiental.



A estrutura do maior evento de educação ambiental do Brasil o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental esta sendo construída. O Evento vai trazer miliares de educadores ambientais, muitos movimentos socioambientais do Brasil e de outros países. O mega evento vai ser realizado na UFRJ no Campus da praia vermelha e vai ser realizado do dia 22 a 25 de Julho. Maiores informações e inscrições no site da Rede brasileira de educação ambiental - REBEA.

1 de jul. de 2009

Vídeo - Raízes em movimento.

Vídeo que mostra o trabalho do grupo Raízes em Movimento grupo sociocultural que trabalha e ensina arte nas favelas do Complexo do Alemão. Maiores informações no site abaixo.

http://www.raizesemmovimento.org.br/