12 de jul. de 2009

Projeto Elo 21 - Formando Elos de Cidadania.

Pólo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.


Pólo da cidade de Santo Antônio de Pádua - Norte Fluminense
Alunos e Professores da Rede Estadual.
O Coletivo Jovem RJ atuou ministrando mais uma vez nesse mês de Julho várias aulas presenciais do curso de educação Ambiental a distância e Agenda 21 na escola através do Projeto Elo 21 -Formando elos de cidadania uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro para disseminar a criação de agendas 21 escolares nas escolas do Ensino Médio por todo Estado do Rio de Janeiro. Nesse curso criado pelo CEDERJ em parceria com a Secretaria de Ambiente (SEA) e secretaria de Educação Ciência e tecnologia professores e alunos da rede estadual de diversas cidades do Estado participam a distância via internet tendo 3 encontros presenciais onde um tutor presencial do Coletivo Jovem atua orientando as discussões para a construção da agenda 21 escolar. O Projeto Elo 21 formando Elos de Cidadania é financiado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental - FECAM.
O Programa Formando Elos e Cidadania tem como objetivos:
1 - Levar a temática ambiental e de desenvolvimento para dentro da escola, em sua relação com a comunidade, contextualizando historicamente e localmente os temas abordados.
2 - Qualificar professores e alunos (com reflexo da comunidade escolar) para a participação da via pública e exercício do controle social.
3 - Mobilizar a comunidade escolar para a formação de parcerias com a comunidade do entorno da escola, a vizinhança, para a construção coletiva de projetos e ações de intervenção social local, de modo a apoiar a gestão ambiental, o desenvolvimento local a conservação do ambiente e a promoção de sociedades participativas justas e sustentáveis.
4 - Formar os Elos 21 nas escolas. Espaços livres de Organização de ações Sócioambientais, espécie de centros/núcleos/locais de aglutinação e irradiação de iniciativas, projetos e pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário